quarta-feira, abril 12, 2006

.: vamos falar do tal do nepotismo :.

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes, mas modernamente tornou-se quase sinônimo de concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.

Ocorre o nepotismo quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar.


De tanto ouvir essa palavra, hoje resolvi procurar no dicionário para saber o real significado dela. E taí, é exatamente o que eu pensava, sem tirar nem pôr.
E por que cargas d´água eu resolvi falar disso hoje? Pois é... hoje estava lendo uma matéria no jornal, sobre a medida provisória que o governo do Paraná tá tentando que não saia. Exatamente por que tal medida proíbe essa prática comum no nosso país. E o nosso excelentíssimo governador deve ter seus "porquês" de não querer que a mesma seja aprovada. Não seria por que ele mesmo tem vários membros da família muito bem empregados na administração estadual? hehehe. E pra tentar que a mesma seja jogada no esquecimento, ele montou uma outra medida, que proíbe também os deputados e vereadores de empregar parentes. Êba! Será que eles vão votar a medida? É bom ficarmos ligados nos deputados que forem contra e não os eleger novamente nas próximas eleições. Isso é muito importante.
O erro do Brasileiro é que temos memória curta. Ela só dura até o próximo jogo de futebol, ou mesmo até o próximo feriado nacional. Depois voltamos pra nossa vidinha mais ou menos e o país que se dane. Tô revoltada com essa podridão toda. As manchetes de hoje falam sobre a quadrilha do Mensalão. Mas será que todo mundo vai lembrar disso, em Outubro quando tiver que sair de sua casa pra votar? Será que vão eleger os mesmos, seja de qual partido for? Eu sou a favor do voto nulo. Como PROTESTO!!! Pela situação em que nos encontramos e por um Brasil melhor amanhã. Resta saber se todo mundo vai pensar a mesma coisa.
Quanto ao nosso primeiro assunto, o certo é que amanhã as manchetes mudam, eles votando contra ou não. Não vamos lembrar.

E mais uma vez a coisa vai continuar igual.

.: ESTOU INDIGNADA :.

Mas será que adianta????

É isso!

2 comentários:

Anônimo disse...

ahahaha... só o nosso governador mesmo...

PEDRO MOREIRA NT disse...

Indique amigos para o mérito cultural heheh

Share |
Related Posts with Thumbnails