segunda-feira, abril 26, 2010

Campanha Mais Teatro Brasil!! Participe você também!

Semana passada ficamos sabendo dessa campanha importantíssima para o Brasil pelo @Alessandro_M do blog Livros e Afins e claro, eu não poderia ficar de fora.

Então aqui estou eu para contribuir com a blogagem coletiva em favor da Campanha Mais Teatro Brasil!






O Objetivo da Campanha:
Colher o maior número de assinaturas possível para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para que seja obrigatória a construção de um "Centro Integrado de Cultura" em cada município, cuja população seja superior a 25 mil habitantes.

A ideia central é permitir que populações inteiras, que nunca tiveram contato com espetáculos de qualidade, ou mesmo espaços destinados à arte e à cultura passem a ter acesso as mais diversas formas de expressão artístico-culturais, fomentando e desenvolvendo entre estas populações, um hábito tão fundamental para a formação do caráter de um povo, como a cultura!

Esses Centros Integrados de Cultura incluem não só palcos teatrais, mas também outras manifestações culturais e artísticas como salas de cinema, bibliotecas, espaços para a exibição de palestras, organização de oficinas e cursos, e etc. Ficou curioso? Leia mais sobre a situação da produção cultural no Brasil e sobre os Centros Integrados de Cultura aqui.

Trabalho na GGProarte há 13 anos e nesse período já presenciei muitas coisas. Viajei pelo interior do país, dormi em uma cidade diferente por dia, em um hotel diferente a cada noite. Meu guarda-roupa foi uma mala e uma frasqueira por muito tempo. Pegávamos a estrada diariamente para chegar à próxima cidade e realizar nosso trabalho. Presenciei o encantamento de crianças, jovens, adultos e idosos com a figura dos atores em cena (e fora dela). O encantamento com o cenário e com os figurinos. A sensação de poder falar com o artista de perto. A maioria do nosso público nunca teve acesso à espetáculos teatrais. Mas sempre tivemos a certeza que, ao seguirmos nosso caminho no dia seguinte, havíamos plantado uma sementinha em seus corações e mudado ao menos um pouquinho a sua realidade.

Como trabalhadores que somos da cultura brasileira, viajantes e guerreiros da estrada, conhecemos a realidade do interior do país como ninguém e sabemos da dificuldade que é apresentar nosso trabalho para essa população. São raras as cidades que possuem um local apropriado para apresentações culturais e na maioria das vezes reina o improviso: apresentar teatro em ginásios de esportes, salões paroquiais e até mesmo em refeitórios. A Companhia segue dessa forma há mais de 26 anos de estrada, percorrendo as mais diversas regiões do país, desde o Rio Grande do Sul à Amazônia. E resistimos bravamente quase que na raça, pois acreditamos que é um trabalho muito importante.

Por onde passamos é muito comum encontrarmos pessoas que estão participando de uma peça teatral pela primeira vez e o encantamento que o teatro leva às suas vidas é de emocionar. Em uma oportunidade uma senhora de 75 anos disse ter sido a melhor coisa que aconteceu em sua vida participar de uma apresentação ao vivo, ter o contato com os atores, com a história vivida por eles.

Você sabia que 95% de toda população brasileira nunca estiveram em um teatro?

Você sabia que apenas 16% dos municípios brasileiros têm salas de espetáculos? E isso, levando-se em conta salas com apenas 50 assentos e sem o mínimo de estrutura?

Infelizmente essa é ainda a realidade da grande maioria da população brasileira que não tem acesso à manifestações culturais, seja por falta de dinheiro, seja por falta de espaços para que tais manifestações ocorram perto de suas residências. A possibilidade de uma lei que modifique essa realidade é muito importante.

E em função de conhecer na pele a realidade das cidades do interior é que apoiamos integralmente uma Campanha como essa. É preciso que a sociedade lute para que a cultura chegue a todos, sem exceções! E possibilitar o acesso à ela é de fundamental importância.

Para conhecer mais sobre a Campanha Mais Teatro Brasil, clique aqui.



Mais Teatro, Brasil!
Faça a diferença, porque, afinal: O Teatro é Nosso!


Eu dou a Maior Força!
E você? 

Onde encontrar mais informações:

5 comentários:

MaxReinert disse...

Opa!
Campanha super importante!
Vamo simbora usar a web também para coisas legais!

Alessandra Pilar disse...

Com certeza, Max!!!

Fazer da tecnologia nossa aliada!
bjos

Panda disse...

Nossa, Pilar! sua postagem me fez lembrar que vai fazer um ano em junho que não vou ao teatro ={

Juliana disse...

Muito boa a campanha Alessandra, um país só anda com educação e cultura. Valeu pela dica que me deu viu, pra colocar vídeo do you tube no blog. Super obrigadão.

Tatiana Bonotto Cake Designer disse...

Adorei..seu blog...estou navegando pra divulgar meu blog.

Visite meu blog e se gostar vai ser um prazer ter sua companhia.

bjs

www.tatidesignercake.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails